Universidade Católica de Pelotas Blog da UCPel
Webmail
Aducpel
Agenda de Eventos
Ass. Judiciária
Ass. Médica Ambulatorial
Avaliação Institucional
Balanço Social
Biblioteca
Calendários Acadêmicos
Capelania
CAPS - Centro de Apoio Psicossocial
Chegue Mais Perto
CIPA
Clínica de Fisioterapia
Clínica Psicológica
Comitê de Ética
Conheça Pelotas
Documentos PRAC
Doutorado
Editais e Publicações Oficiais
Editora Educat
EDR - Escritório de Desenvolvimento Regional
Especialização
Estrutura
Extravestibular
Formas de Ingresso
Graduação
Histórico da UCPel
Hospital Universitário
Incubadora de empresas – CIEMSUL
Instituição Comunitária
Intranet
Itepa
Laboratório de Análises Clínicas
Links de Interesse
Mantenedora
Marca UCPEL
MBA e Especialização
Mestrado
Missão e Visão
Moodle
NAE - Núcleo de Apoio ao Estudante
Notícias
Perguntas Frequentes
Plataformas Lattes
Política de Ensino
Politicas de Extensão
Política de Pesquisa
Proficiência em Língua Estrangeira
Projetos de Extensão
ProUni
Rádio Universidade
Seleção Docente
SINAES
Sinpro
Telefones
Trabalhe na UCPel
UCPEL Virtual
Unidades Básicas de Saúde
Vestibular
Vídeos
Webmail
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Atlas de Histologia Médica
Atlas de Histologia Médica II
Cartão Sou UCPel
Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul)
Certificados
Ciências Contábeis
CPA - Comissão Própria de Avaliação
Design de Moda
Direito
Editora Educat
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia de Computação
Engenharia Elétrica
Farmácia
Filosofia
Fisioterapia
Gestão Comercial
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (Gitep)
Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP)
Jornalismo
Jovem Aprendiz
Laboratório de Engenharia Civil
Laboratório de Química Ambiental
Laboratórios de Informática - Centro Politécnico
Letras
Mestrado e Doutorado em Letras
Mestrado e Doutorado em Política Social
Mestrado e Doutorado em Saúde e Comportamento
Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação
Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente
Memória Fotográfica
Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE)
Pacto Universitário de Direitos Humanos
Pedagogia
Portal do Egresso - Sempre UCPel
Programa de Residência Médica
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Rádio Universidade (RU)
Revistas da UCPel
Salão Universitário
Serviço Social
UCPel Mais Saudável
Vestibular

Sapu

Moodle - Cursos EaD
Moodle - Demais Atividades de Ensino-Aprendizagem
 
 
 
 
 
Cursos

NEWSLETTER

home / notícias / Matemática promove desafios lógicos em gincana de escola
NOTICIAS

Matemática promove desafios lógicos em gincana de escola

22.08.2014 | Matemática

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow está completando 54 anos na próxima segunda-feira (25), e para comemorar, foi realizada, durante esta semana, de 18 a 22 de agosto, a Gincana das Cores. O evento foi proposto em  parceria com os alunos do curso de Matemática e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Durante o evento, os alunos do PIBID desenvolveram desafios para trabalhar o raciocínio lógico dos alunos que fizeram parte da Gincana. Participaram alunos do sétimo e oitavo ano, dos turnos da manhã e da tarde. As turmas foram divididas em equipes nas cores branca, azul, preta, vermelha e verde. 

Além dos desafios, o grupo do PIBID também propôs aos alunos a arrecadação de alimentos e materiais de limpeza para a Escola, tarefa que contava pontos na Gincana. Os estudantes também promoveram apresentações artísticas, como dança, teatro e música. Também houve distribuição de  bolo e refrigerante. Nesta sexta-feira (22), último dia de atividades, os alunos puderam exercitar seu raciocínio lógico com o desafio do jogo Tangram e desafios topológicos. Ao final do dia, foram distribuídas medalhas como premiação aos vencedores.

Desde o início de 2014, os bolsitas do PIBID vêm desenvolvendo atividades com os alunos da Escola Fernando Treptow, como a Semana da Matemática, realizada no mês de maio, e proporcionando orientações durante as aulas, com exposição de vídeos sobre temas da área. 

Para a bolsista do PIBID, Jaqueline Chanças, a proposta trouxe resultados satisfatórios, com um maior aproveitamento dos estudantes. “Os alunos nos procuram e se mostram mais interessados pela Matemática, e temos notado que o número de evasão vem diminuindo”, destaca.

Segundo a vice-diretora e professora de Matemática da escola, Claudia Andrades Pereira, através das atividades desenvolvidas os alunos estão tendo um “despertar” para a disciplina e a contribuição do PIBID para a Escola vem ajudando bastante neste aspecto.

Para Vinicius Rodrigues, aluno da oitava série, as atividades estão incentivando seus estudos, e, segundo ele, com o trabalho em grupo fica mais fácil aprender.

Integram o PIBID da Matemática os alunos Jaqueline Chanças, Luiza Vahl, Diva Rosa, Gaspar Pires e Marcos Mulling. A orientação é da professora e coordenadora do curso de Matemática da UCPel, Marília do Amaral Dias.

VER TODAS AS NOTÍCIAS