Universidade Católica de Pelotas Blog da UCPel
Webmail
Aducpel
Agenda de Eventos
Ass. Judiciária
Ass. Médica Ambulatorial
Avaliação Institucional
Balanço Social
Biblioteca
Calendários Acadêmicos
Capelania
CAPS - Centro de Apoio Psicossocial
Chegue Mais Perto
CIPA
Clínica de Fisioterapia
Clínica Psicológica
Comitê de Ética
Conheça Pelotas
Documentos PRAC
Doutorado
Editais e Publicações Oficiais
Editora Educat
EDR - Escritório de Desenvolvimento Regional
Especialização
Estrutura
Extravestibular
Formas de Ingresso
Graduação
Histórico da UCPel
Hospital Universitário
Incubadora de empresas – CIEMSUL
Instituição Comunitária
Intranet
Itepa
Laboratório de Análises Clínicas
Links de Interesse
Mantenedora
Marca UCPEL
MBA e Especialização
Mestrado
Missão e Visão
Moodle
NAE - Núcleo de Apoio ao Estudante
Notícias
Perguntas Frequentes
Plataformas Lattes
Política de Ensino
Politicas de Extensão
Política de Pesquisa
Proficiência em Língua Estrangeira
Projetos de Extensão
ProUni
Rádio Universidade
Seleção Docente
SINAES
Sinpro
Telefones
Trabalhe na UCPel
UCPEL Virtual
Unidades Básicas de Saúde
Vestibular
Vídeos
Webmail
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Atlas de Histologia Médica
Atlas de Histologia Médica II
Cartão Sou UCPel
Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul)
Certificados
Ciências Contábeis
CPA - Comissão Própria de Avaliação
Design de Moda
Direito
Editora Educat
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia de Computação
Engenharia Elétrica
Farmácia
Filosofia
Fisioterapia
Gestão Comercial
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (Gitep)
Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP)
Jornalismo
Jovem Aprendiz
Laboratório de Engenharia Civil
Laboratório de Química Ambiental
Laboratórios de Informática - Centro Politécnico
Letras
Mestrado e Doutorado em Letras
Mestrado e Doutorado em Política Social
Mestrado e Doutorado em Saúde e Comportamento
Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação
Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente
Memória Fotográfica
Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE)
Pacto Universitário de Direitos Humanos
Pedagogia
Portal do Egresso - Sempre UCPel
Programa de Residência Médica
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Rádio Universidade (RU)
Revistas da UCPel
Salão Universitário
Serviço Social
UCPel Mais Saudável
Vestibular

Sapu

Moodle - Cursos EaD
Moodle - Demais Atividades de Ensino-Aprendizagem
 
 
 
 
 
Cursos
home / notícias / Conheça os Professores Titulares - Elaine Albernaz
NOTICIAS

Conheça os Professores Titulares - Elaine Albernaz

27.02.2015 | Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento | Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente

Sete professores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) subiram ao mais alto posto da carreira docente na instituição. Seguindo uma possibilidade criada no novo Plano de Carreira da categoria - aprovado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro) -, o grupo precisou cumprir uma série de requisitos que estão relacionados à sua história de vida, produção científica e contribuição para a academia. Todos eles são unânimes: a ascensão a professor titular representa um reconhecimento a todo o seu trabalho.

Para participar das bancas de progressão, é necessário cumprir os requisitos de exercício de pelo menos dois anos na UCPel, classe de Professor Adjunto IV;  Avaliação de Desempenho Docente igual ou superior a 1.340 pontos; título de doutor e a existência de vagas. 

Conheça, abaixo, um pouco mais sobre Elaine Albernaz.

Elaine Pinto Albernaz 
A história acadêmica da professora Elaine Albernaz sempre esteve ligada à saúde infantil. Formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 1988, ela fez residência médica em Intensivismo Pediátrico no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Fez seu mestrado, doutorado e pós-doutorado em Epidemiologia pela UFPel, este último ligado ao Projeto Multicêntrico Intergrowth 21st, que busca construir as novas curvas para avaliar o crescimento fetal e também dos prematuros. Ainda hoje atua no projeto, realizando a avaliação do neurodesenvolvimento das crianças brasileiras que participam do estudo.

Atuou com a Pastoral da Criança, idealizada pela pediatra Zilda Arns e colabora permanentemente como revisora do Guia da Líder, ferramenta de promoção da saúde infantil. Auxiliou na campanha de prevenção à morte súbita do lactente.

Participando do Estudo Internacional Multicêntrico das Curvas de Crescimento, projeto da Organização Mundial de Saúde (OMS) que originou as atuais curvas de referência para o acompanhamento infantil, teve contato com expoentes da área materno-infantil e oportunidade de intercâmbio com profissionais dos Estados Unidos, Noruega, Gana, Omã, Índia, Inglaterra e Holanda. 

Ingressou na UCPel em 1999 e, em 2002, desenvolveu o projeto de implantação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

No mesmo ano, assumiu a coordenação da criação do Projeto de Auditoria de Óbitos Infantis, junto à Secretaria Municipal de Saúde.

Nas atividades de pesquisa, foi bolsista de agências de fomento como Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), CNPq e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), além de revisora de projetos para o CNPq e Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS).

Em 1999, foi convidada a participar do corpo docente do Núcleo de Pediatria da  UCPel. E, assim, começava uma série de atuações na Católica: em diversos setores do Hospital São Francisco de Paula, na Graduação, Pós-Graduação, em projetos de pesquisa, no Comitê de Ética, em coordenação de núcleos, conselho consultivo e coordenação de programa de residência médica. Segundo ela, foram várias disciplinas ministradas, convívio com profissionais de várias áreas e muito aprendizado pessoal e profissional. 

Em 2002, integrou-se ao conjunto de professores do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento. Entre as disciplinas da graduação, participou das seguintes: Pediatria, Internato em Saúde Coletiva, Atenção Primária em Saúde e Necessidades em Saúde. Na pós-graduação, Métodos Quantitativos de Pesquisa e Tópicos em Epidemiologia, e no mais novo curso, o Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescência, as disciplinas de Práticas Preventivas em Saúde Materno-Infantil, Saúde no Ciclo Vital e Conceitos e Aplicações em Epidemiologia.

Durante cinco anos, foi coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Escola de Medicina e em 2006 foi Assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Foi membro do conselho consultivo da Escola de Medicina em duas gestões e coordenadora do Núcleo de Pediatria e Programa de Residência Médica em Pediatria. Participou também do corpo editorial da Revista de Saúde da Universidade. 

Para ela, a trajetória acadêmica coroada pela progressão a titular é especial principalmente por estar ligada a um trabalho de prática de assistência e docência, tanto na graduação como na pós-graduação, aliando atividades de pesquisa. "Fiquei muito contente. A Universidade me permite atuar em atividades diversas, sempre na minha área, materno-infantil, o que me provoca a estar sempre atualizada. Trabalho aqui com muito gosto", disse.

VER TODAS AS NOTÍCIAS