Universidade Católica de Pelotas Blog da UCPel
Webmail
Aducpel
Agenda de Eventos
Ass. Judiciária
Ass. Médica Ambulatorial
Avaliação Institucional
Balanço Social
Biblioteca
Calendários Acadêmicos
Capelania
CAPS - Centro de Apoio Psicossocial
Chegue Mais Perto
CIPA
Clínica de Fisioterapia
Clínica Psicológica
Comitê de Ética
Conheça Pelotas
Documentos PRAC
Doutorado
Editais e Publicações Oficiais
Editora Educat
EDR - Escritório de Desenvolvimento Regional
Especialização
Estrutura
Extravestibular
Formas de Ingresso
Graduação
Histórico da UCPel
Hospital Universitário
Incubadora de empresas – CIEMSUL
Instituição Comunitária
Intranet
Itepa
Laboratório de Análises Clínicas
Links de Interesse
Mantenedora
Marca UCPEL
MBA e Especialização
Mestrado
Missão e Visão
Moodle
NAE - Núcleo de Apoio ao Estudante
Notícias
Perguntas Frequentes
Plataformas Lattes
Política de Ensino
Politicas de Extensão
Política de Pesquisa
Proficiência em Língua Estrangeira
Projetos de Extensão
ProUni
Rádio Universidade
Seleção Docente
SINAES
Sinpro
Telefones
Trabalhe na UCPel
UCPEL Virtual
Unidades Básicas de Saúde
Vestibular
Vídeos
Webmail
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Atlas de Histologia Médica
Atlas de Histologia Médica II
Cartão Sou UCPel
Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul)
Certificados
Ciências Contábeis
CPA - Comissão Própria de Avaliação
Design de Moda
Direito
Editora Educat
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia de Computação
Engenharia Elétrica
Farmácia
Filosofia
Fisioterapia
Gestão Comercial
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (Gitep)
Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP)
Jornalismo
Jovem Aprendiz
Laboratório de Engenharia Civil
Laboratório de Química Ambiental
Laboratórios de Informática - Centro Politécnico
Letras
Mestrado e Doutorado em Letras
Mestrado e Doutorado em Política Social
Mestrado e Doutorado em Saúde e Comportamento
Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação
Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente
Memória Fotográfica
Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE)
Pacto Universitário de Direitos Humanos
Pedagogia
Portal do Egresso - Sempre UCPel
Programa de Residência Médica
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Rádio Universidade (RU)
Revistas da UCPel
Salão Universitário
Serviço Social
UCPel Mais Saudável
Vestibular

Sapu

Moodle - Cursos EaD
Moodle - Demais Atividades de Ensino-Aprendizagem
 
 
 
 
 
Cursos
home / notícias / Convênio entre UCPel e universidades garante intercâmbio em grandes instituições
NOTICIAS

Convênio entre UCPel e universidades garante intercâmbio em grandes instituições

03.10.2016 | Direito | Fisioterapia | Administração | Institucional | Farmácia | Tecnologia em Design de Moda | Jornalismo | Enfermagem | Psicologia | Gestão de Recursos Humanos

O sonho de conhecer o exterior, aprender novos idiomas, vivenciar culturas diferentes e qualificar o currículo é acalentado por muitos jovens. Ciente dessas expectativas e necessidades dos acadêmicos, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através da Assessoria de Relações Internacionais e Intercâmbio, faz a mediação entre alunos e instituições de ensino superior internacionais. De agosto a setembro deste ano, 22 acadêmicos da UCPel embarcaram para o exterior a fim de viver esses novos desafios.

Os jovens são de cinco cursos de graduação: Direito, Fisioterapia, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo e Design de Moda. Todos estão em instituições portuguesas, como a Universidade da Beira Interior, o Instituto Politécnico de Bragança, a Universidade Católica Portuguesa da Cidade do Porto e a Universidade de Lisboa. No módulo Mobilidade Acadêmica, pelo qual os alunos estão realizando o intercâmbio, os estudantes não pagam a mensalidade da UCPel e não é necessário trancar matrícula. Ou seja, continuam tendo vínculo com a Universidade no período. 

Segundo a assistente de Intercâmbio da UCPel, Carolina Pegorini, uma vantagem que a UCPel proporciona é que, em raros casos os alunos precisam pagar as Universidades internacionais. “Temos convênio ativo com 25 instituições do exterior. Em apenas dois casos é necessário custear mensalidade. Nos outros 23, garantimos a isenção de qualquer taxa acadêmica, tanto nacional quanto internacional” afirma, ao comentar que inicialmente é assegurada a estadia de seis meses no exterior, podendo ser prolongada por mais seis.

O acadêmico do 5° semestre do curso de Design de Moda, Mario Rene Teixeira Júnior (foto acima), tem 24 anos e embarcou para Portugal no dia 14 de setembro. O jovem participava, desde criança, de um grupo de danças portuguesas, e isso despertou o interesse por conhecer o país. “A expectativa é das melhores. Outro grande motivo é o conhecimento estudantil. Sei que em Portugal aprenderei muito”, comemora.

Thaís Alves Costa, acadêmica do Direito, conta que a oportunidade de estudar no exterior, em uma Universidade renomada que recebe alunos do mundo inteiro, foi a principal motivação. Sobre o relacionamento com a UCPel nas relações burocráticas, a aluna está contente. “A UCPel lidou perfeitamente com tudo. Eu tive o apoio da coordenadora do curso, do pessoal do Financeiro, da secretaria e, em especial da Carolina Pegorini, que intermediou todas as questões burocráticas com a Universidade de Lisboa”, afirma.

Representante do curso de Fisioterapia, Geovanna Peter (clique na imagem acima e veja foto de Geovana já no exterior) pretende prolongar por mais seis meses a estadia em Portugal. “Morar aqui é um sonho. Sempre adorei a Europa e estou feliz de estar aqui”, conta a acadêmica, que chegou a Bragança, em Portugal, no dia 15 de setembro.

Inscrições abertas para ser intercambista

A UCPel abre editais ofertando as vagas de intercâmbio duas vezes ao ano, geralmente nos meses maio e outubro. Neste momento há três editais disponíveis: para estudar em Montevidéu, no Uruguai, nos cursos de Administração, Jornalismo e Gestão de Recursos Humanos; em Portugal, em Bragança, estão sendo ofertadas vagas em Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia; e em Lisboa para Psicologia. As inscrições estão abertas até sexta-feira (7). 

Os interessados não podem estar no primeiro ou último semestre de curso e as demais especificidades são divulgadas em cada edital, publicado no site . Depois de conferir que há vaga para o curso, o aluno deve comparecer à Assessoria de Relações Internacionais e Intercâmbio, localizada no Campus I da UCPel, onde serão esclarecidas as dúvidas sobre o processo. 

Na sequência, deve ser entregue a documentação necessária à Assessoria, dentro do prazo determinado. Se os documentos estiverem de acordo com as exigências da instituição do exterior, é recebida pelo aluno a carta de aceitação, necessária para a retirada do visto e comprovação do motivo da viagem. Com relação às autorizações para ingressos nos países e gastos pessoais dos estudantes, como moradia, transporte e alimentação, a Assessoria salienta que é de responsabilidade do aluno arcar com essas despesas.

A Assessoria de Relações Internacionais e Intercâmbios funciona das 10h às 13h e das 14h às 19h, de segunda a sexta-feira. O telefone é o (53) 2128-8235 é o e-mail prointer@ucpel.edu.br. 

VER TODAS AS NOTÍCIAS