Universidade Católica de Pelotas Blog da UCPel
Webmail
Aducpel
Agenda de Eventos
Ass. Judiciária
Ass. Médica Ambulatorial
Avaliação Institucional
Balanço Social
Biblioteca
Calendários Acadêmicos
Capelania
CAPS - Centro de Apoio Psicossocial
Chegue Mais Perto
CIPA
Clínica de Fisioterapia
Clínica Psicológica
Comitê de Ética
Conheça Pelotas
Documentos PRAC
Doutorado
Editais e Publicações Oficiais
EDR - Escritório de Desenvolvimento Regional
Especialização
Estrutura
Extravestibular
Formas de Ingresso
Graduação
Histórico da UCPel
Hospital Universitário
Incubadora de empresas – CIEMSUL
Instituição Comunitária
Intranet
Itepa
Laboratório de Análises Clínicas
Links de Interesse
Mantenedora
Marca UCPEL
MBA e Especialização
Mestrado
Missão e Visão
Moodle
NAE - Núcleo de Apoio ao Estudante
Notícias
Perguntas Frequentes
Plataformas Lattes
Política de Ensino
Politicas de Extensão
Política de Pesquisa
Proficiência em Língua Estrangeira
Projetos de Extensão
ProUni
Rádio Universidade
Seleção Docente
SINAES
Sinpro
Telefones
Trabalhe na UCPel
UCPEL Virtual
Unidades Básicas de Saúde
Vestibular
Vídeos
Webmail
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Atlas de Histologia Médica
Atlas de Histologia Médica II
Cartão Sou UCPel
Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul)
Certificados
Ciências Contábeis
CPA - Comissão Própria de Avaliação
Design de Moda
Direito
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia de Computação
Engenharia Elétrica
Farmácia
Filosofia
Fisioterapia
Gestão Comercial
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (Gitep)
Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP)
Jornalismo
Jovem Aprendiz
Laboratório de Engenharia Civil
Laboratório de Química Ambiental
Laboratórios de Informática - Centro Politécnico
Letras
Mestrado e Doutorado em Letras
Mestrado e Doutorado em Política Social
Mestrado e Doutorado em Saúde e Comportamento
Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação
Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente
Memória Fotográfica
Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE)
Pacto Universitário de Direitos Humanos
Pedagogia
Portal do Egresso - Sempre UCPel
Programa de Residência Médica
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Rádio Universidade (RU)
Revistas da UCPel
Salão Universitário
Serviço Social
UCPel Mais Saudável
Vestibular

Sapu

Moodle - Segurança Pública
Moodle - Demais cursos
 
 
 
 
 
Cursos

NEWSLETTER

home / notícias / Desafios da educação no Brasil é tema de palestra na UCPel
NOTICIAS

Desafios da educação no Brasil é tema de palestra na UCPel

16.10.2017 | EDR

O panorama educacional no Brasil foi tema do painel de encerramento do Cenários, Tendências e Desafios 2018, evento realizado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A palestra foi ministrada pela consultora e ex-diretora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carmen Moreira de Castro Neves. 

A palestrante destacou dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na qual o Brasil se prepara para fazer parte em 2018. De acordo com a palestrante, o desempenho frágil dos estudantes brasileiros em matemática e português é uma das preocupações a respeito do ensino no país. No entanto, o cenário não é exclusividade dos brasileiros. Portugal e  Vietnan foram  países citados como exemplo por conseguirem reverter quadros semelhantes. 

A preocupação com a educação básica deve se estender às universidades, segundo a consultora da Capes, uma vez que dificuldades não sanadas na escola, principalmente em português e matemática, têm impacto negativo no desempenho dos universitários e contribuem para a evasão nas graduações. Ela ressaltou que profissões que precisam dessas matérias específicas, como as engenharias, acabam prejudicadas porque muitos estudantes desistem antes mesmo de completar o curso. “É preciso ter uma visão sistêmica e isso começa com esforços para reduzir lacunas na educação básica. Aqui mesmo no Brasil temos exemplos de escolas da rede pública que conseguiram reverter este quadro e elas devem servir de estímulo”, destacou. 

Carmen reforçou ainda que questões socioeconômicas não podem servir como uma forma de pré-determinar o destino acadêmico do aluno. Nesse sentido, ela afirmou que é preciso repensar as metodologias utilizadas no ensino atualmente, como aprender a trabalhar com múltiplas inteligências. “Nem sempre uma criança inquieta é uma criança indisciplinada. É uma questão delicada, mas os professores precisam estar preparados”, ressaltou. 

Ex-Diretora da Capes, Carmen Neves também é consultora, servidora pública federal, membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília e licenciada em Letras pela Universidade Católica de Pelotas.

VER TODAS AS NOTÍCIAS