Universidade Católica de Pelotas
Webmail
Aducpel
Agenda de Eventos
Ass. Judiciária
Ass. Médica Ambulatorial
Avaliação Institucional
Balanço Social
Biblioteca
Calendários Acadêmicos
Capelania
CAPS - Centro de Apoio Psicossocial
Chegue Mais Perto
CIPA
Clínica de Fisioterapia
Clínica Psicológica
Comitê de Ética
Conheça Pelotas
Diretrizes
Documentos PRAC
Doutorado
Editais e Publicações Oficiais
Editora Educat
EDR - Escritório de Desenvolvimento Regional
Especialização
Estrutura
Extravestibular
Farmácia Escola
FIES
Formas de Ingresso
Graduação
Histórico UCPel
Hospital Universitário
Incubadora de empresas – CIEMSUL
Instituição Comunitária
Intranet
Itepa
Laboratório Escola de Análises Clínicas
Links de Interesse
Mantenedora
Manual de Formatura
Marca UCPEL
Mestrado
Moodle
Nae
Notícias
Perguntas Frequentes
Plataformas Lattes
Podcasts
Política de Ensino
Politicas de Extensão
Política de Pesquisa
Proficiência em Língua Estrangeira
Projetos de Extensão
Projetos de Pesquisa
ProUni
Rádio Universidade
SAPU 2008/2
SAPU 2008/1
SAPU 2007/2
SAPU 2007/1
Seleção Docentes
SINAES
Sinpro
Trabalhe na UCPel
Telefones
Unidade Sta. Vitória do Palmar
Unidades Básicas de Saúde
UCPEL Virtual
Vestibular
Vídeos
Webmail
Administração
Agência Experimental de Publicidade (Agente)
Atlas de Histologia Médica
Atlas de Histologia Médica II
Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul)
Ciências Contábeis
Comissão Própria de Avaliação (CPA)
Comunicação Social
Direito
Ecologia
Economia
Ecos Revista
Editora Educat
Enade
Farmácia
Fisioterapia
Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (Gitep)
Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP)
Laboratório de Engenharia Civil
Laboratório de Química Ambiental
Laboratório de Engenharia Biomédica
Laboratórios de Informática do Centro Politécnico
Letras
Mestrado em Política Social
Mestrado da Ciência da Computação
Memória Fotográfica
Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic)
Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE)
Pós-Graduação em Letras
Pós-Graduação em Saúde e Comportamento
Produção Fonográfica
Programa de Residência Médica
Psicologia
Química
Rádio Alfa
Rádio Universidade (RU)
Salão Universitário
Tecnologia em Design de Moda
Tecnologia em Produção Fonográfica
Tecnologia em Gestão de Turismo
TV UCPel
UCPel Mais Saudável
Vestibular

Sapu

moodle

 
 
 
 
 
 
Cursos
Newsletter
home/notícias/Estudo traz reflexão sobre direitos da criança e do adolescente
12/07/2012

Estudo traz reflexão sobre direitos da criança e do adolescente

Nesta sexta-feira (13), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 22 anos. Isso significa que desde 1990 os direitos fundamentais para o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente estão assegurados e previstos em lei, como o direito à educação, por exemplo. Mestre em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o cartunista André Macedo abordou, em sua dissertação de conclusão de curso, a mudança do arcaico modelo de ensino das escolas do Brasil para uma metodologia que sirva de chamariz ao jovem, estimulando a vontade pela busca de conhecimento.

O trabalho Bob Esponja e as crianças do PETI – Um estudo de recepção foi redigido recentemente e analisa a percepção do desenho Bob Esponja por públicos distintos, mas da mesma faixa etária, de oito a 12 anos de idade. O primeiro grupo era formado por crianças de uma escola particular de Pelotas. Já o segundo, por um grupo de crianças do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ), que integram o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Os estudantes do PETI são crianças em situação de risco, que, em sua maioria, trabalhavam na rua e que agora frequentam a escola, além de, no turno inverso, participarem de atividades diversas de convivência social.

Por meio de pesquisa, foi possível perceber que, enquanto as crianças da escola particular se identificaram com o personagem sovina e de elevado padrão social, chamado Sr. Sirigueijo, o grupo do Instituto de Menores se identificou com o oprimido, isolado e carrancudo Lula Molusco. Segundo Macedo, o desenho, de certa forma, define os valores sociais, influenciando e reforçando preconceitos e estigmas.

O contraste fica mais evidente quando as crianças são confrontadas em jogos coletivos de perguntas e respostas sobre valores morais. As crianças com padrão de vida elevado demonstraram ter, como principal receio, a perda de dinheiro ou a negação do pedido de um brinquedo, por exemplo. Já as crianças do IMDAZ levaram em consideração fatores como a perda da mãe ou outros familiares como definidores para o abalo da estabilidade emocional. 

Macedo percebeu, ainda, que as crianças do Instituto de Menores se mostraram mais críticas à sociedade e com sentimento de exclusão social. Fator contrário ao grupo da escola privada que se vê, por vezes, de forma inconsciente, beneficiada pelo poder dominante. A própria realidade diária vivenciada pelas crianças é representada e refletida por personagens fictícios.

Para o cartunista, é fundamental uma mudança de mentalidade no sistema de ensino, no sentido de criar um modelo que estimule a convivência entre as diferenças e diminua a sensação de exclusão e marginalidade dos menos favorecidos. Segundo ele, a partir dessa análise crítica, entra o papel dos meios socializadores (família, escola, igreja etc) em incorporar na criança valores positivos que contribuam com sua inserção na sociedade. “A escola deve proporcionar um ambiente de criação livre para não mais ser encarada como um dever e, sim, como um direito”, comentou. “O prazer não pode virar tarefa. Devemos trabalhar para criar uma escola espontânea e natural, que estimule a cooperação e a convivência mútua entre pessoas diferentes. É necessário trabalhar nos fatores que geram a exclusão e a violência. A escola deve atrair o jovem com uma estrutura de ensino de qualidade. Não basta impedir o trabalho infantil e mantê-las aprisionadas em um ambiente limitado e sem grandes perspectivas”.


Tags: Serviço Social  

Classificação: 4.3/5 (15 votos)

Filtro
 
Palavra-chave
 
Mês
Ano
 
Limpar Filtrar
 
 
 
 
 
Logo
  • REITORIA «
  • CAMPUS I «
  • CAMPUS II «
  • CCJES «
  • CAMPUS SAÚDE «
  • HUSFP «
Falha no carregamento da imagem
 
 
Produzido por Sitionet